Olá meus amores, tudo bom?
Semana passada eu fiz um post sobre Cronograma Capilar. Se você ainda não viu – Confira. Bom, para reforçar o post anterior, resolvi fazer um post especial falando exatamente sobre a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Sabemos que os três são tratamentos para a beleza dos fios, porém com indicações específicas.
Hidratação
A função da hidratação é repor e equilibrar a umidade natural dos cabelos, retirando o aspecto ressecado e pesado. Com a ação da poluição, vento, escovas e colorações, o cabelo fica mais quebradiço e perde a resistência hídrica natural. Por isso, a hidratação é indicada para todos os tipos de cabelo, mas seu efeito é mais preciso em fios levemente opacos e ressecados, já que as madeixas mais danificadas precisam de tratamentos mais profundos.
- Função: repor a água
- Quem precisa: cabelos levemente opacos e ressecados
- Resultado: cabelos mais suaves, leves e macios
NUTRIÇÃO
A nutrição é para repor os nutrientes responsáveis pelo equilíbrio lipídeos dos cabelos. Quando faltam esses nutrientes os fios ficam muito quebradiços e com excesso de volume e frizz. Por isso, o ideal é utilizar produtos que possuam aminoácidos, proteínas hidrolisadas e óleo de Argan ou Ojon. Assim, o cabelo fica mais forte e sedoso, além de ganhar um super brilho.
- Função: repor nutrientes
- Quem precisa: cabelos muito ressecados, com excesso de volume e frizz
- Resultado: fim da quebra, fios macios e mais fortes
RECONSTRUÇÃO CAPILAR
Indicada para cabelos extremamente danificados, a reconstrução tem a função de reestruturar a fibra capilar, restaurando os fios por dentro e por fora. Seu principal componente é a queratina hidrolisada, que atua no cabelo fornecendo rigidez e consistência à estrutura dos fios, além de selar as cutículas para evitar a porosidade. Assim, o cabelo ganha a massa que foi perdida ao longo do tempo e fica muito mais resistente.
Existem vários produtos no mercado que são indicados para reconstrução capilar, porém é sempre bom lembrar que ela deve ser feita após hidratação e nutrição, pois sem os outros dois tratamentos o resultado para os fios não é duradouro.
- Função: reestruturação da fibra capilar
- Quem precisa: cabelos muito frágeis, elásticos e porosos
- Resultado: fios mais fortes e reposição da massa
Bom, espero que eu tenha ajudado a tirar um pouco a duvidas de vocês. Beijos.
1 comentário
Aninha, adorei a explicação super útil mesmo.
Um beijo grande,
Blog: DMulheres
Instagram: @dmulheres